Vinagre de Maçã Regula o Açúcar no Sangue e Acelera a Perda de Peso – Estudos

As evidências históricas creditam aos antigos babilônios (5.000 a.C.) a criação do vinagre ou “vinho azedo”, originário da origem francesa “vinairgre”. Os benefícios não foram esquecidos pelo pai da medicina, Hipócrates, que historicamente usava vinagre de maçã ou vinagre de cidra para tratar feridas e prescreveu-o como uma solução tônica para uma tosse persistente. Estudos demonstraram que o vinagre de maçã tem uma profunda capacidade de melhorar a regulação do açúcar no sangue e acelerar a perda de peso.

O processo de fermentação é necessário em duas séries para produzir vinagre de maçã. Primeiro, bactérias e leveduras quebram os açúcares presentes em álcool. Em segundo lugar, durante um processo lento e demorado, a acetobactéria causa a oxidação do álcool em ácido acético.

Controle de açúcar no sangue

Uma maneira comum de cumprir a dose dietética de vinagre de maçã é utilizá-lo em molhos para salada ou tomar um copo pequeno do tônico (1 a 2 colheres de sopa de vinagre de maçã diluído em um copo de água) antes de uma refeição altamente calórica, especialmente antes de consumir proteínas como carne bovina que requer um período mais longo para digestão. Um estudo japonês em 2003 descobriu que o índice glicêmico (IG) foi reduzido em mais de 30% quando a simples troca de um pepino em conserva foi feita por um pepino fresco (1).

Os pesquisadores acreditam que o vinagre de maçã possui propriedades antiglicêmicas e desempenha um papel fundamental na regulação dos níveis de açúcar em diabéticos tipo 2. Especificamente, é possível que um componente-chave do vinagre atue como um agente antiglicêmico, muito superior à via química do medicamento, metformina, usado por pacientes diabéticos. Os efeitos colaterais do uso de metformina incluem sonolência, náusea e diarreia, entre outros problemas (2). O uso de metformina também está associado a doenças hepáticas e insuficiência cardíaca. (3, 4)

A glicemia pós-prandial é um aumento dos níveis de glicose no sangue de um indivíduo após as refeições. A simples introdução do consumo de vinagre a uma refeição melhorou a sensibilidade à glicose no sangue em vários estudos. O Diabetes Journal publicou um estudo em 2007 avaliando os efeitos do vinagre na hiperglicemia de vigília em indivíduos diabéticos tipo 2, uma condição conhecida como “fenômeno do amanhecer” (5).

Notou-se uma redução de 4 a 6% nos níveis de glicose em jejum quando os indivíduos receberam apenas 2 colheres de sopa de vinagre de maçã antes de uma refeição, em comparação com uma redução menor de 3 a 6% na glicemia de jejum quando os mesmos indivíduos receberam tratamento farmacêutico. Outro estudo mostrou que as mulheres tiveram uma redução de 55% na resposta à glicose no sangue após uma refeição matinal contendo vinagre (6).

Ajuda na perda de peso

Existem vários fatores que promovem a perda de peso em indivíduos que consomem uma ingestão diária de vinagre de maçã (aproximadamente uma ou duas colheres de sopa). O efeito antiglicêmico pode ser atribuído à supressão da síntese de carboidratos, inibindo enzimas que estimulam a taxa e o prazo da concentração de glicose no sangue e, consequentemente, regulando a saciedade e/ou apetite (4).

O ácido acético protege o fígado aumentando a tolerância à lipogênese e à síntese de ácidos graxos responsáveis ​​pela melhoria dos níveis de colesterol. A natureza sinérgica do aumento do fluxo sanguíneo e da atividade da insulina é transmitida para o aumento da energia.

Efeitos da perda de peso do vinagre de maçã foram evidentes em um grupo de 155 japoneses obesos (7). Os dados coletados significaram uma diminuição nos níveis de gordura visceral, IMC e triglicerídeos séricos, entre outros benefícios à saúde. Com muitos fatores que promovem a desintoxicação e a saúde geral do fígado, a perda de peso também pode ser causada pela estimulação da excreção fecal de ácido biliar ao consumir vinagre de maçã (8).

Referências:

1 – NCBI: Vinegar: Medicinal Uses and Antiglycemic Effect
2 – Medicine: metformin – oral, Glucophage
3 – NCBI: Vinegar improves insulin sensitivity to a high-carbohydrate meal in subjects with insulin resistance or type 2 diabetes.
4 – NCBI: Effect and mechanisms of action of vinegar on glucose metabolism, lipid profile, and body weight.
5 – NCBI: Vinegar ingestion at bedtime moderates waking glucose concentrations in adults with well-controlled type 2 diabetes.
6 – NCBI: Vinegar and peanut products as complementary foods to reduce postprandial glycemia.
7 – NCBI: Vinegar intake reduces body weight, body fat mass, and serum triglyceride levels in obese Japanese subjects.
8 – NCBI: Dietary acetic acid reduces serum cholesterol and triacylglycerols in rats fed a cholesterol-rich diet.

Leia mais:

3 Maneiras do Vinagre de Maçã Beneficiar a Perda de Peso

Fontes:
Natural News: Apple Cider Vinegar improves blood sugar regulation and speeds up weight loss

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