A Abordagem Evolutiva para Perda de Peso e Boa Saúde

Estudos mostram que pessoas que comem “dietas ancestrais” mantêm uma excelente saúde e baixa gordura corporal. Algumas dessas sociedades saudáveis ​​têm uma alta ingestão de carboidratos, enquanto outras obtêm a maioria de suas calorias a partir de gordura. Normalmente, as pessoas que moram mais perto do equador geralmente obtêm mais energia de carboidratos, enquanto a gordura é a principal fonte de calorias mais próxima dos pólos.

A maioria dos estudos mostra que dietas com pouco carboidrato levam a um aumento na perda de peso em comparação com dietas com pouca gordura, mas olhando a literatura disponível sugere que as escolhas alimentares podem ser o fator mais importante, não necessariamente a proporção de macronutrientes.

Sem obesidade em populações “não ocidentalizadas”

Dietas ancestrais/paleolíticas consistem em carne, peixe, aves, ovos, vegetais, frutas, cogumelos e outros alimentos disponíveis antes da revolução agrícola. Faltam açúcar, farinhas e alimentos processados, e o consumo de grãos, legumes e laticínios é limitado. As diferenças na disponibilidade de alimentos entre as populações são enormes, mas a obesidade e a doença estão praticamente ausentes em todas as sociedades estudadas.

Culturas primitivas que obtêm a maioria de suas calorias de carboidratos geralmente comem muitas frutas, nozes e tubérculos de raiz e outros vegetais. A ilha Kitava da Melanésia tem acesso a uma “abundância” de alimentos, com 60 a 70% de sua energia proveniente de carboidratos. A gordura saturada do coco também é uma grande parte de sua dieta. Essa proporção de macronutrientes se assemelha fortemente à de uma dieta ocidentalizada, mas a obesidade e a doença estão ausentes nesta e em outras culturas com o mesmo estilo de vida.

No entanto, as pessoas em outras regiões prosperam em um alto teor de gordura e/ou dieta rica em proteínas. Produtos animais são alimentos básicos comuns nessas populações e a parte mais gorda do animal é sempre comida.

A atividade física, exposição ao sol e outros fatores ambientais podem promover ainda mais a boa saúde, mas demonstraram oferecer apenas um grau de proteção contra obesidade e doenças. Algumas populações não ocidentalizadas praticam uma quantidade mínima de atividade física e ainda mantêm uma excelente saúde.

As pessoas que vivem em dietas ancestrais tornam-se rapidamente obesas e doentes quando começam a comer alimentos ocidentais, mesmo que mantenham atividade física regular e exposição ao sol.

Dietas ancestrais no mundo moderno

Estudos sobre pessoas ocidentais que mudaram para uma dieta paleolítica mostram resultados muito promissores. Quando os participantes do estudo podem comer o quanto quiserem da dieta Paleolítica ou de outras dietas “saudáveis”, como a dieta mediterrânea, os participantes da dieta Paleolítica experimentam uma perda de peso significativamente maior e outros benefícios à saúde. As pessoas que seguem uma dieta paleolítica/ancestral geralmente experimentam melhor saciedade e, portanto, sua ingestão de energia é inconscientemente reduzida.

As necessidades individuais serão importantes na determinação das escolhas alimentares, e algumas pessoas podem se beneficiar de uma dieta com maior consumo de frutas, nozes e vegetais. Dietas ricas em gordura e/ou proteína podem ser mais adequadas para outras pessoas. Em geral, dietas não ocidentalizadas são mais baixas em carboidratos do que as dietas modernas, e indivíduos obesos se beneficiarão da redução de carboidratos ao tentar melhorar a resistência à insulina, resistência à leptina e perder peso. Escolher produtos orgânicos e selvagens é a opção preferida quando possível.

Outra característica das populações não ocidentalizadas é o contato com micro-organismos de alimentos, água, mãos, sujeira etc. Incorporar isso ao estilo de vida moderno é uma parte vital da manutenção de uma flora intestinal saudável, peso adequado e um forte sistema imunológico.

Em geral, estudos e observações sugerem que reduzir a ingestão de calorias e promover a perda de peso é muito mais fácil na escolha dos tipos certos de alimentos na dieta. Inflamação, saciedade, homeostase energética, níveis hormonais e flora intestinal são todos afetados por quais tipos de alimentos que ingerimos.

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Fontes:
– Natural News: The evolutionary approach to weight loss and good health
– NCBI: Comparison with ancestral diets suggests dense acellular carbohydrates promote an inflammatory microbiota, and may be the primary dietary cause of leptin resistance and obesity
– Price, Dr Weston, A., Nutrition and Physical Degeneration. 6th edition, 14th printing. La Mesa, CA, USA. Price-Pottenger Nutrition Foundation, 2000.
– Cordain L. Cereal Grains: Humanity’s Double-Edged Sword
World Rev Nutr Diet. 1999;84:19-73.
– Brand-Miller J, Mann N, Cordain L. Paleolithic nutrition: what did our ancestors eat?-
– Ho KJ, Mikkelson B, Lewis LA, et al. Alaskan Arctic Eskimo: responses to a customary high fat diet.

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