Frutas e Dieta Cetogênica: O que Comer e o que Evitar

A dieta cetogênica é uma dieta popular conhecida por ajudar as pessoas a perder gordura. Envolve consumir uma quantidade restrita de carboidratos enquanto aumenta o consumo de gordura para ser usado como energia. Isso significa que você precisa desistir de alguns alimentos para cortar seus carboidratos, que incluem frutas. Você deve comer frutas quando faz dieta cetogênica ou deve se despedir dos “doces da natureza”?

Comer ou não comer

As frutas são um enigma para a maioria das pessoas que fazem uma dieta cetogênica. Alguns não têm certeza se podem comer frutas ou não. A suposição comum é que as frutas são saudáveis. Infelizmente, a dieta cetogênica é muito mais restritiva em comparação com outras dietas. Até a dieta cetogênica preguiçosa faz com que as frutas pareçam um lanche proibido.

Para obter todos os benefícios que acompanham uma dieta cetônica, é necessário induzir um estado metabólico chamado cetose, em que o corpo queima gordura para obter energia em vez de carboidratos. Estudos vincularam esse estado à promoção da perda de peso, aumento da saciedade e diminuição da fome. Para atingir e manter esse estado, é necessário observar a ingestão de carboidratos para não exceder o limite diário, que deve ser de cerca de 50 g por dia.

Algumas frutas, como as bananas, contêm uma quantidade surpreendente de carboidratos e açúcares em comparação com outras. Comer frutas não é proibido para os praticantes da dieta cetogênica, mas se você é um amante das frutas, deve planejar seu consumo adequadamente, para não arruinar acidentalmente sua dieta. Aqui estão algumas frutas que você pode comer enquanto faz dieta cetogênica:

1 – Abacates. Muitas pessoas parecem estar confusas sobre se um abacate é uma fruta ou um vegetal. Essas maravilhas verdes e saudáveis ​​são, de fato, uma fruta que traz apenas 8,63 g de carboidratos em apenas meia xícara. Esta fruta também contém uma quantidade significativa de gordura, 15,41 g de gordura para cada meia xícara, para ser exato.
2 – Amora silvestre. Amoras são o creme de la creme das bagas quando se trata de frutas favoráveis ​​à dieta cetogênica. Meia xícara de amoras contém apenas 9,61 g de carboidratos. No entanto, você não obterá muita gordura com apenas 0,49 g / meia xícara.
3 – Framboesas. Aqui está outra baga amiga da dieta cetogênica. Embora 11,94 g de carboidratos por meia xícara pareçam bastante altos, as framboesas ainda são consideradas favoráveis ​​à dieta, o que poderia adicionar um pouco de doçura aos smoothies do café da manhã.
4 – Morangos. Em termos de ingestão de gordura, 0,3 g de gordura / meia xícara não o levará muito longe, mas essas frutas compensam com seu baixo nível de carboidratos em 7,68 g / meia xícara.
5 – Tomates. Essas frutas vermelhas suculentas são frequentemente consideradas uma fruta e um vegetal. Você pode adicionar tomates às suas saladas livremente, sem culpa; seus 3,47 g de carboidratos e 0,25 g de gordura por meia xícara garantem a eles uma vaga no clube amigo da dita cetogênica.
6 – Azeitonas. Esses frutos de aparência vegetal podem ser considerados um lanche saudável com apenas 3,59 g de carboidratos / meia xícara, com uma quantidade razoável de gordura (7,49g / meia xícara). Você pode comê-las cruas, transformá-las em um patê ou até usar o azeite para cozinhar.
7 – Melancias. O tamanho enganoso dessa fruta esconde a baixa contagem de carboidratos que ela contém em apenas 7,55 g / meia xícara. Se o dia estiver muito quente, você pode saborear uma fatia de melancia ou até um smoothie.

Embora essas frutas sejam abundantes, ainda há muitas frutas que você deseja observar devido ao seu maior teor de carboidratos. Aqui estão algumas que você precisa desistir se quiser manter sua dieta cetogênica:

* Bananas: 22,84 g de carboidratos / meia xícara
* Mirtilos: 14,49 g de carboidratos / meia xícara
* Cerejas: 16,01 g de carboidratos / meia xícara
* Uvas: 18,08 g de carboidratos / meia xícara
* Laranjas: 11,54 g de carboidratos / meia xícara

Frutas frescas são alimentos surpreendentes que podem ajudá-lo a satisfazer sua gulodice e, ao mesmo tempo, fornecer todas as vitaminas e nutrientes necessários para manter sua saúde durante sua dieta cetogênica – apenas escolha os alimentos certos.

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Fontes:
– Natural News: Fruits and the keto diet: What to eat and what to avoid
– MBG Food: All Your Questions Around Eating Fruit On The Keto Diet, Answered
– Current Nutrition Reports: Nutritional Ketosis for Weight Management and Reversal of Metabolic Syndrome
– HealthLine: Is a Tomato a Fruit or Vegetable?

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