Probióticos Aceleram a Perda de Peso em Mulheres

Um estudo canadense determinou que a suplementação com probióticos ajudou as mulheres a perder peso e mantê-lo. Por que apenas mulheres? Pode ter a ver com o tipo ou a tensão usada no estudo, que não afetou os homens em relação à perda ou ganho de peso. Vamos dar uma olhada no estudo deles e outros fatores envolvidos com os probióticos.

Os pesquisadores da Universidade Laval, na cidade de Quebec, no Canadá, recrutaram 125 homens e mulheres com sobrepeso e submeteram todos a uma dieta de 12 semanas para perda de peso. Após esse período de 12 semanas, houve um cronograma de manutenção de peso de 12 semanas. Portanto, o estudo durou 24 semanas.

Metade dos homens e mulheres tomou duas cápsulas por dia de uma cepa de bactérias probióticas, Lactobacillus rhamnosus. A outra metade levou cápsulas de placebos.

Houve dois resultados interessantes: apesar de todos os participantes perderem peso após as primeiras 12 semanas, apenas as mulheres que tomaram as cápsulas probióticas perderam mais. E após as 12 semanas seguintes para monitorar a manutenção, as mulheres que tomaram probióticos continuaram a perder peso, enquanto os homens que tomaram e aqueles que não tomaram probióticos simplesmente mantiveram ou ganharam.

Os pesquisadores ficaram um pouco perplexos com a disparidade de gênero, tentando entender o porquê.

Questionando partes do estudo

Eles usaram apenas uma cepa probiótica. Um suplemento probiótico de alto nível pode conter 14 cepas. E alimentos e bebidas fermentados podem conter ainda mais. Talvez a cepa que eles usaram não interaja bem com os tipos de flora intestinal nos homens, ou talvez os homens tenham muitas bactérias ruins? Tanto faz. Ter apenas uma cepa de bactéria amigável para um estudo é questionável.

E as dietas de 12 semanas para perda de peso? Vigilantes do Peso? Adoçantes de aspartame?
Alimentos processados? Os transgênicos podem atrapalhar o equilíbrio da flora intestinal. Após a dieta de 12 semanas, houve a seção de “manutenção” de 12 semanas. Os sujeitos do teste continuaram com o probiótico de cepa única, mas o que eles estavam comendo?

Embora seja possível que nem todos experimentem peso com o consumo de probióticos, não parece viável que os probióticos afetem apenas mulheres na perda de peso e não homens.

Probióticos para saúde geral e imunidade

A maioria dos defensores de alimentos saudáveis ​​entende que deve haver um equilíbrio adequado de bactérias em nosso trato gastrointestinal (GI) para uma digestão ideal. Estima-se que esse equilíbrio seja em torno de 85% de bactérias boas a 15% de bactérias ruins. Existem muitas maneiras de perturbar esse equilíbrio: antibióticos, alimentos processados, açúcar, tensão e ansiedade são algumas.

Apoiando o velho ditado da medicina tradicional de que toda a saúde começa no intestino, há ainda mais razões para consumir probióticos do que digestão. Essas bactérias amigáveis ​​desencadeiam respostas imunes por todo o corpo e até afetam os sinais no sistema nervoso e no cérebro. É por isso que o intestino está sendo lentamente reconhecido como o “segundo cérebro”.

Alguns exemplos de probióticos são kimchi, chucrute, tempeh (soja fermentada), molho de soja fermentado e outros vegetais. O kombucha é outra boa fonte.

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Fontes:
– Natural News: Probiotics accelerate weight loss in women, say researchers
– EurekAlert!: Certain probiotics could help women lose weight
– The Gabriel Method: How Probiotics Can Help with Weight Loss?

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